A febre amarela é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus transmitido por mosquitos. De extrema relevância para a saúde pública no Brasil e com potencial de evoluir para quadros graves, é considerada uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito deve ser prontamente comunicado às autoridades locais competentes.
Vale ressaltar que a febre amarela pode ser prevenida por meio da vacinação.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus do gênero Flavivirus (família Flaviviridae), transmitido pela picada de mosquitos infectados. A doença, nas Américas, é caracterizada por dois ciclos de transmissão – o silvestre e o urbano. O silvestre é o ciclo predominante e envolve mosquitos do gênero Haemagogus.
Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta, dores musculares, calafrios, dor de cabeça, náuseas e vômitos, fadiga, entre outros. A maioria das pessoas evolui com melhora completa. Contudo, alguns casos progridem para a forma grave, em que múltiplos órgãos são acometidos, levando a manifestações hepáticas, a exemplo da icterícia, renais, hemorrágicas, entre outras.
Entre as complicações mais graves da febre amarela estão a insuficiência renal e hepática e hemorragias. A prevenção, portanto, é muito importante para evitar esses quadros.
O diagnóstico da febre amarela deve ser sempre feito por um médico através da história clínica e do exame físico do paciente, além de informações epidemiológicas. Exames laboratoriais auxiliam tanto a confirmação da doença – a exemplo das sorologias e da pesquisa do vírus por diferentes metodologias -, quanto a avaliação da repercussão da infecção nos diversos órgãos e sistemas.
A principal forma de prevenção contra a febre amarela é a vacinação. Além disso, medidas como o uso de repelentes, roupas adequadas e a eliminação de criadouros de mosquitos são estratégias complementares para evitar a disseminação do vírus.
A vacina contra a febre amarela é indicada, no Brasil, para todas as pessoas a partir dos 9 meses de idade e um reforço é feito aos 4 anos. Para aqueles que iniciam a vacinação após essa idade, o Programa Nacional de Imunizações disponibiliza dose única, enquanto a Sociedade Brasileira de Imunizações orienta duas doses com intervalo de dez anos entre elas.
A vacina, que é administrada por via subcutânea, está disponível pelo Sistema Único de Saúde e também em clínicas particulares.
Por ser uma vacina elaborada a partir de vírus vivo atenuado, podem haver contraindicações que devem ser avaliadas individualmente. Por isso, converse sempre com um médico.
Como o Brasil é um país considerado endêmico para febre amarela, há determinados países que exigem que viajantes brasileiros apresentem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia com registro de aplicação da vacina contra febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem. Por isso, é sempre importante buscar informações nos órgãos competentes antes de viagens.
A vacina contra febre amarela está disponível no Diagnoson a+, um laboratório que é referência em saúde há anos e que oferece o serviço de vacinação à domicílio, ideal para proporcionar mais comodidade para todos os pacientes. Converse com seu médico e saiba mais sobre o Diagnoson a+ até você.